Internetês para leigosInternetês para leigos! Para quem não tem muita facilidade com a linguagem usada na internet, aqui está a solução! Um dicionário explicando 78 termos utilizados na rede!

Leia mais!

Internetês para leigosContinue? A Tokyo Game Show continua firme e forte. Confira algumas fotos dos impressionantes estandes.

Leia mais!

Internetês para leigos17% dos usuários twittam no banheiro Uma pesquisa da Crowd Science, empresa de mediação on line, revelou que os usuários postam no Twitter dos lugarem mais imprevistos!

Leia mais!

Mai Saite no Tuíter!

2009-04-30

This is the next century... where the universal's free

A internet apareceu e passou a perna na Indústria Musical: os CDs pararam de vender, uma vez que toda e qualquer música pode ser achada na rede; além disso, com a invenção do Youtube, ninguém mais fica esperando quando vai passar aquele clipe ou aquele show na televisão, já que pode assistir quando quiser. As gravadoras (e os artistas) estão se adaptando aos poucos, mas ao menos já entenderam que se quiserem sobreviver, vão precisar encarar a internet como aliada e não como inimiga.

Uma das bandas que está se esforçando para dar as mãos com a rede (ao invés de sair no braço) é o Blur, uma das principais bandas de rock dos anos noventa e "pai" do chamado BritPop.

A banda resolveu colocar oficialmente todos os seus videoclipes no YouTube em alta qualidade para qualquer um assistir. Além disso, eles criaram também o Blur-Radio , um site onde é possível ouvir 24 horas por dia documentários, shows e entrevistas com a banda. Vale também lembrar que o forum oficial do Blur é visitado por seus integrantes que, algumas vezes, interagem com seus fãs para exclarecer notícias falsas ou dar comunicados exclusivos. A última vez que isso aconteceu, virou notícia (e quem poderia imaginar, quando a banda surgiu em 1991, que um dia os integrantes brigariam publicamente online?!).

Mas o que faz o Blur ser uma banda do próximo século (onde eles afirmam estar na música The Universal) não é nem o fato de seu vocalista , Damon Albarn, ser, também, o frontman em desenho animado da banda virtual Gorillaz, mas sim o de, agora, possuírem seu próprio YouTube.

O site Blurcast é uma versão específica do gigante dos videos, que também é alimentada por seus usuários que possuem acesso e podem assistir qualquer um dos videos quando acharem melhor.

Será que esse é o futuro do compartilhamento de videos na internet? Claro, além da TV em tempo real, com as restrições que o YouTube está sofrendo (muitos videos estão sem som por conta da quebra de direitos autorais), talvez seja mais inteligente separar os videos por temas e publicá-los em um local próprio. Além de ser bem mais fácil e prático para os fãs!

Mas, por outro lado, se a Parlaphone (gravadora do Blur) quiser fazer uma "limpa", vai ser muito mais fácil tirar um site inteiro do ar ao invés de caçar video por video no YouTube.

De uma forma ou de outra, este pode ser o próximo século, mas os universais ainda não são livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário