Vários sites apresentaram matérias, hoje, sobre um estudo que promete deixar os chefes mais certinhos de cabelo em pé. Segundo Brent Coker, da Universidade de Melbourne, usar Orkut e Twitter no trabalho aumenta a produtividade.
Proibir o acesso de funcionários a redes sociais e sites como o YouTube me parece negar a globalização e o desenvolvimento tecnológico como etapas do desenvolvimento do capitalismo que tanto beneficia essas empresas. Algumas delas chegam ao absurdo de bloquear acesso a sites de e-mail pessoal como Gmail e Hotmail, reforçando o pensamento arcaico de que a pessoa, em seu horário de trabalho, deve simplesmente esquecer de que há um mundo inteiro do outro lado da janela do escritório.
É extremamente importante prestar atenção ao que acontece ao redor das empresas para as quais trabalhamos; não se trata de um sistema fechado, sem interferências externas. A internet é uma grande piscina de informação, e, se tratada com bom senso, pode ser muito útil em pesquisas de mercado. As tendências da rede são claras: abertura, participação, colaboração.
De mais a mais, não é preciso ser obcecado por internet para saber o que é um proxy e como utilizá-lo para driblar eventuais restrições.
Manual of Design Fiction
Há 7 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário